Welcome to our Coffee Website

Prefeitura de Manaus participa da 4ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica

Prefeitura de Manaus participa da 4ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica

A edição 4 da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa), realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e encerra às 21h deste sábado, 23/10. O evento presencial reúne chefs, jornalistas e profissionais da gastronomia das cinco regiões do Brasil e representantes internacionais.

O evento oferece, além de mostras culinárias do mundo, incluindo, as típicas do Amazonas, palestras, aulas de gastronomia e uma feira de negócios, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, 5.001, bairro Flores, zona Centro-Sul.

O evento obedece aos protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19 indicados no município e a entrada é gratuita com credenciamento pelo link: https://figa2021.com.br/.

Conforme a diretora de turismo da Manauscult, Oreni Braga, a Figa tem o intuito de promover o turismo gastronômico e a integração entre os participantes com a culinária do Amazonas e da Amazônia, fortalecendo o turismo em Manaus.

“Esse evento é muito importante para a divulgação não só de Manaus, às pessoas que moram aqui e visitantes, mas também é um momento especial para que os turistas possam conhecer um pouco do que a Prefeitura de Manaus está fazendo, por meio dessas secretarias. A diretoria de turismo da Manauscult está no local divulgando ainda mais as atrações da nossa cidade”, disse.

A Prefeitura de Manaus possui um estande de 18 metros quadrados, com a participação da Manauscult, que faz a distribuição de informativos sobre os espaços culturais e turísticos da cidade, além de biojoias e degustação de pratos regionais. Já a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realiza a entrega de cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, e a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) está expondo artesanatos com produtos reciclados.

A Figa é voltada aos empresários dos diversos segmentos de venda e prestação de serviços do mercado de restaurantes; chefs de cozinhas; estudantes de gastronomia, nutrição, administração e cursos afins; empreendedores interessados no ramo de alimentação; produtores rurais (agricultura e pescado); amantes da gastronomia e público em geral, atraídos pela feira gastronômica.

O espaço é dividido em três ambientes: o Salão do Comer, o Salão do Saber e a feira de negócios que possui 83 estandes, com produtos e equipamentos para o setor de alimentação fora do lar e uma praça com os restaurantes da “Rota dos Chefs”, empreendimentos regionais e ainda conta com a novidade deste ano, ou seja, a inclusão de 12 municípios amazonenses como Boa Vista do Ramos, Novo Airão, Iranduba, Maués, Santa Isabel do Rio Negro, Manacapuru, Tefé, Parintins, Benjamin Constant, Tabatinga, Manaus e Humaitá expondo suas manifestações culturais, folclóricas, gastronômicas, de agronegócio e artesanato.

Chefs convidados

A Amazônia este ano tem um grande destaque no evento com a presença dos chefs Deocleciano Brito (AC); Solange Sussuarana (AP); Leonardo Modesto (PA), que participou do Mestre do Sabor; Edvaldo Caribé (PA), que lançou o livro “O Barbecue Brasileiro – Do Moquém ao Pit Smoker”; Diogo Sabião (RO), mais um participante do Mestre do Sabor.

Há também a participação dos chefs internacionais Pedro Schiaffino, do Peru, que em 2019 recebeu o prêmio de ícone American Express dos melhores restaurantes da América Latina, e é proprietário dos restaurantes Malabar e Amáz, em Lima; e Eduardo Martinez da Colômbia, sócio-fundador e chefe executivo do restaurante Mini-Mal “Cozinha Contemporânea surpreendentemente colombiano”, localizado em Bogotá.

A programação conta ainda com o chef Isaías Soares (PR), que irá falar sobre pizza; Júlio Romário (PR), sobre coquetelaria; a chef Maria do Céu (AM), sobre tendências da alimentação; a chef Clarinda Ramos e João Paulo Barreto, do primeiro restaurante indígena do Amazonas, Biatüwi, que irão falar sobre a alimentação indígena e os “Deuses”.

Como palestrantes marcam presença na Figa, o chef Wanderson Medeiros (AL), um dos mais requisitados banqueteiros do Brasil; Carolina Oda (SP), especialista na área de bebidas para bares e restaurantes; e o chef Gil Guimarães (DF), que vai falar sobre a Vera Pizza Napoletana; e de Roraima, estará Wilson de Sousa, do Açaí Gostoso. Com a apresentação de cases de sucesso, estão o empresário Franco Andrade, do restaurante Franco’s Pizza, e Gustavo Picanço, do grupo Gusta Mais. Finalizando a rodada de palestras, haverá o workshop sobre segurança alimentar com o especialista Gabriel Oliveira e a barista Letizia Barros, que falará sobre cafés especiais.

Conheça a programação completa da Figa no site: figa2021.com.br

— — —

Texto e foto – Divulgação / Manauscult